Sobre doação de Sangue.
7/22/2015 12:30:00 PMOi pessu...
Então, em um post anterior, eu disse que fiz uma lista de coisas que eu desejava/desejo fazer em 2015, e nessa lista tinha a doação de sangue, poisé, doar sangue era um dos meus maiores desejos, assim como ser voluntaria no Pequeno Principe ( estou tentando a 4 meses).
Eu só não tinha doado ainda por motivos de regras, quando você faz tatuagem, ou tem um parceiro a pouco tempo, ou gripe, precisa esperar um prazo, enfim.
A um mês atrás eu fui doar, fui fazer a minha parte, nossa, tava ansiosa, antes de doar você passa por uma triagem, e um questionário com aquela perguntinhas básicas.
Mas gente, doar é muito simples, claro, se você esta dentro dos requisitos, não dói, não demora, e você toma um lanchinho depois.
Veja os requisitos:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários:
- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
- Gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
» Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos:
- Hepatite após os 11 anos de idade. *
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Malária.
Quando se trata de doar sangue os bancos são extremamente rígidos, precisa estar tudo muito perfeito para que se sangue seja repassado a alguém que precise, e foi exatamente por isso que o meu nao pode ser doado :C fiquei muito triste, sério mesmo. Tenho resquícios de hepatite no meu sangue e por isso nao pode ser usado, e eu nao vou poder doar nunca o meu sangue.
Estou fazendo essa postagem por que eu quero que as pessoas se sensibilizem e façam a doação, é muito importante, existem bancos de sangue pelo brasil em estado critico, e o numero de doações tem queda no inverno.
Reservem um tempinho do seu dia e doem, chamem seus amigos e façam com que eles doem também....
Esse sangue pode ajudar alguém do seu circulo de amizades algum dia, ou até mesmo a você.
Valeu gente, bejo
0 comentários